Para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo, é fundamental evitar que a sua equipe fique sobrecarregada. Essa questão precisa ser tratada com cuidado, pois dificulta o engajamento dos colaboradores e pode prejudicar os negócios e o desenvolvimento da empresa como um todo. Além do mais, é importante ficar de olho: o excesso de trabalho pode contribuir para o surgimento de doenças como Síndrome de Burnout, ansiedade e depressão.

A sobrecarga de trabalho não consiste em pressões comuns do dia a dia, mas acontece quando há um acúmulo de tarefas, prazos apertados e cobranças exageradas para o cumprimento de metas.

De acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com as empresas Talenses e Gympass, 43% dos trabalhadores entrevistados afirmam estar sobrecarregados no trabalho. Você já parou para analisar se isso está acontecendo na sua empresa?

Saiba identificar os sinais de uma equipe sobrecarregada

Os primeiros sinais de que uma equipe está sobrecarregada são notados quando as jornadas de trabalho começam a se estender com muita frequência, o que compromete até mesmo a vida pessoal dos colaboradores, incluindo a saúde.

Além disso, caso as horas extras não sejam estipuladas corretamente, podem resultar em passivos trabalhistas. Diante desse cenário, é possível evitar que isso aconteça e identificar a sobrecarga observando os seguintes pontos:

Diminuição da produtividade

Ter uma equipe sobrecarregada pode significar uma queda na produtividade e na qualidade das entregas. Nesses casos, geralmente, os funcionários passam a cometer mais erros e a não cumprir os prazos estipulados, o que também influencia na falta de inovação e criatividade.

Exaustão e estresse

O excesso de tarefas ocasiona muita irritabilidade entre as pessoas no trabalho, interferindo no humor e, consequentemente, nos relacionamentos e até no clima organizacional. Ao causar insônia, ansiedade e até mesmo Burnout, a exaustão e o estresse crônico comprometem o bem-estar físico e mental dos funcionários.

Muitas faltas e atrasos

A desmotivação é um dos principais fatores para o aumento de faltas e atrasos, sendo preocupante quando os colaboradores não têm perspectivas para realizar suas tarefas por conta da sobrecarga, o que faz com que se sintam desvalorizados.

Falta de foco

Caso perceba que alguém do seu time não consegue focar nas atividades, tenha em mente que isso pode estar acontecendo devido à alternância entre diversas tarefas. A ausência da gestão de tempo pode fazer com que o colaborador se sinta perdido, sem saber por onde começar ou o que priorizar.

Alta taxa de turnover

Há mais demissões ou contratações na sua empresa? Quando a rotatividade de funcionários está em alta, é importante ficar em alerta para verificar se a causa está relacionada à sobrecarga. Essa condição pode fazer com que muitos prefiram buscar oportunidades em ambientes nos quais possam equilibrar sua vida profissional e pessoal.

O que fazer para evitar a sobrecarga de trabalho?

Se você conseguiu identificar as características citadas anteriormente, está mais do que na hora de mudar essa situação. Caso as demandas de trabalho estejam muito altas, é importante pensar em contratar mais funcionários. Assim, todos só terão a ganhar: haverá mais qualidade e bem-estar para toda a equipe.

Buscar um equilíbrio na divisão das tarefas, evitando a microgestão faz toda a diferença. Vale também analisar se é o caso de aprimorar o fluxo e gestão das atividades. Afinal, a liderança deve apostar em processos transparentes, que contribuam para o aumento da confiança e satisfação de todos os colaboradores.

Facilite a vida do RH com o uso da tecnologia

Evite a sobrecarga no RH da sua empresa: elimine processos burocráticos e ganhe mais agilidade com o uso da tecnologia.

Já pensou em ter a gestão de vale-transporte, cartão-alimentação, cartão-refeição e vale-combustível em uma plataforma única?

Com a Benefício Fácil, é possível fazer a gestão de todos esses benefícios, economizando muito e ganhando tempo para cuidar melhor do seu time.

Quer saber mais? Dê uma olhada no nosso site ou clique aqui e fale com a gente!