A máxima diz que a prática leva à perfeição e, quando o assunto é treinamento em empresas, o princípio não é muito diferente. Mas, para elas, o melhor termo seria evolução.

Ao longo do tempo, as organizações perceberam que investir no desenvolvimento de seu quadro de funcionários é investir na própria companhia. Quando os colaboradores são treinados, a tendência é que haja melhor alinhamento entre a execução das tarefas e o que é esperado delas, o que reflete diretamente nos resultados. Mas não é só isso que se ganha com treinamentos. Acompanhe neste artigo.

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

O primeiro resultado visível após treinamentos se manifesta na produtividade. Sabendo o que e como fazer suas tarefas, os funcionários conseguem direcionar melhor o tempo na execução delas.

Como complemento, a qualidade do trabalho entregue também aumenta. Isso porque existe conhecimento difundido dentro da empresa, criando espaço para a melhoria contínua.

VANTAGEM COMPETITIVA E RETENÇÃO DE TALENTOS

Depois da produtividade e da qualidade aprimoradas, é a vez de enxergar resultados na vantagem competitiva e na retenção de talentos.

A vantagem competitiva sobre os concorrentes é ampliada justamente porque os treinamentos garantem a melhora da qualidade da entrega e do fluxo de informação dentro da companhia. Com atendimento e produto ou serviço melhores, fica mais fácil definir um posicionamento e estratégias de mercado.  

Por outro lado, os profissionais que veem a empresa investindo em sua capacidade técnica e teórica tendem a se sentir mais satisfeitos. Essa satisfação contribui para a permanência desses profissionais na organização, o que ainda reflete em economia financeira.

ENGAJAMENTO E RELACIONAMENTO

Esses são efeitos mais relacionados às pessoas. Aqui, é possível notar avanços na dinâmica da equipe, no gerenciamento de processos e no clima organizacional.

A melhora das relações faz com que os profissionais cresçam tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Isso impacta positivamente na execução das atividades e na motivação das pessoas, que acabam se engajando mais no que fazem.

COMO INVESTIR EM TREINAMENTOS?

Um bom primeiro passo é identificar onde há demanda por aperfeiçoamento. Depois, é necessário verificar quem dentro da própria empresa tem o conhecimento para compartilhar com a equipe. Dessa forma, fica mais fácil organizar sessões de treinamento sem elevar muito os custos da prática.

Outra alternativa é a contratação de uma empresa especializada em treinamentos, o que garante metodologias e processos já testados, mas eleva os custos. Ainda assim, os resultados valem o esforço, qualquer que seja a modalidade escolhida.

Com todas essas informações, que tal começar a investir no treinamento e desenvolvimento das suas equipes?